sábado, 5 de junho de 2010

José Socrates

José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa nasceu a 6 de Setembro de 1957 em Vilar de Maçada, Alijó. Exerce actualmente a função de Primeiro Ministro de Portugal, desde 12 de Março de 2005. É também o secretário geral do PS (partido socialista) desde Setembro de 2004. É licenciado em engenharia civil pela extinta Universidade Independente.

A sua carreira política iniciou-se após a revolução de 25 de Abril de 1974, como membro da JSD da Covilhã, mas saiu logo no ano seguinte. Filiou-se no PS em 1981 onde se tornou presidente da concelhia da Covilhã e presidente da federação distrital de Castelo Branco, cargo que ocupou entre 1986 e 1995.
Em 1987, foi, pela primeira vez, eleito deputado, pelo distrito de Castelo Branco. A sua primeira intervenção enquanto deputado numa questão de âmbito nacional consistiu na defesa de projecto-lei legalizando a possibilidade da prática do nudismo.
A sua personalidade chamou a atenção dos dirigentes do partido e passou a fazer parte do Secretariado Nacional do Partido Socialista, em 1991.

Em 1995, tornou-se membro do primeiro Governo de António Guterres, ocupando o cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro do Ambiente. Dois anos depois, tornou-se ministro-adjunto do primeiro-ministro, com as tutelas da Toxicodependência, Juventude e Desporto. Graças a esse cargo tornou-se num dos impulsionadores do Euro 2004.

Transitou para a pasta de ministro do Ambiente e de Ordenamento do Território em 1999, cargo que ocupou até 2002.

Durante a sua vida política esteve envolvido em vários "escândalos":

- A sua licenciatura



(adaptação humorística dos "Gato Fedorento" relativa à licenciatura do Primeiro Ministro)


- Caso FreePort



(reportagem tvi)


Apesar de algumas polémicas ligadas ao seu governo José Sócrates também teve acções positivas.

Dá-nos a tua opinião sobre os anos de governo e sobre o próprio Primeiro Ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário